Blitz News
Notícias
Coluna
Coluna de Arquitetura - O papel das cores

Coluna de Arquitetura - O papel das cores na arquitetura


O papel das cores na arquitetura

 

A importância das cores na arquitetura vai muito além da “decoração”, pois elas influenciam de forma direta no psicológico dos seres humanos. Em apenas alguns instantes elas destacam formas e volumes, criam diferentes estados de espírito, expressam sentimentos e inspiram atitudes. As cores são capazes de criar uma atmosfera especifica em um ambiente, enriquecendo nossas experiências sensoriais e emotivas.

            Existem muitas formas de classificar as cores, vamos falar primeiro das duas mais comuns: cores quentes e cores frias.

 

 

                - Cores quentes: são as cores que transmitem sensação de excitação, motivação, calor, animação, criatividade, confiança, alegria, movimento e persistência.

                - Cores frias: são as que transmitem sensação de calma, equilíbrio, harmonia, generosidade, compreensão, serenidade e liberdade.

 

                É possível ainda classificar cada cor de forma particular, segue abaixo uma lista de cores sistema PMS (Pantone Matching System) e as sensações e emoções relacionadas a elas:

 

Escolher a cor certa para cada ambiente é fundamental, pois através das cores podemos incentivar a criatividade e imaginação, estimular o apetite, fazer perder a noção do tempo, aumentar a concentração, reduzir o estresse e relaxar.

E agora que você já conhece o poder das cores, vamos colorir seus ambientes?

 

Por Letícia Chamorro - Arquiteta

Av Dr Paulo Machado 1285

Instagram: @arquitetaleticiachamorro

Pagina no Facebook: https://www.facebook.com/arquitetaleticiachamorro/

e-mail: contato@leticiachamorro.com.br 

Whats  (67) 9.9911-4357

 

 

Galeria de Fotos

Publicidade