O papel das cores na arquitetura
A importância das cores na arquitetura vai muito além da “decoração”, pois elas influenciam de forma direta no psicológico dos seres humanos. Em apenas alguns instantes elas destacam formas e volumes, criam diferentes estados de espírito, expressam sentimentos e inspiram atitudes. As cores são capazes de criar uma atmosfera especifica em um ambiente, enriquecendo nossas experiências sensoriais e emotivas.
Existem muitas formas de classificar as cores, vamos falar primeiro das duas mais comuns: cores quentes e cores frias.
- Cores quentes: são as cores que transmitem sensação de excitação, motivação, calor, animação, criatividade, confiança, alegria, movimento e persistência.
- Cores frias: são as que transmitem sensação de calma, equilíbrio, harmonia, generosidade, compreensão, serenidade e liberdade.
É possível ainda classificar cada cor de forma particular, segue abaixo uma lista de cores sistema PMS (Pantone Matching System) e as sensações e emoções relacionadas a elas:
Escolher a cor certa para cada ambiente é fundamental, pois através das cores podemos incentivar a criatividade e imaginação, estimular o apetite, fazer perder a noção do tempo, aumentar a concentração, reduzir o estresse e relaxar.
E agora que você já conhece o poder das cores, vamos colorir seus ambientes?
Por Letícia Chamorro - Arquiteta
Av Dr Paulo Machado 1285
Instagram: @arquitetaleticiachamorro
Pagina no Facebook: https://www.facebook.com/arquitetaleticiachamorro/
e-mail: contato@leticiachamorro.com.br
Whats (67) 9.9911-4357