Blitz News
Notícias
Coluna
Jardim Vertical

Jardim Vertical

Data: 06/09/2017

Jardim Vertical

Conhecido também como parede verde ou jardim suspenso, o jardim vertical veio como uma alternativa de contornar a escassez de espaços para áreas verdes nas grandes cidades, cobrindo paredes externas ou internas, com vegetação. Atualmente estão sendo utilizados também como forma de decoração, em banheiros, salas, cozinhas e em sacadas de apartamentos.

Mas os benefícios vão muito além da decoração. A parede verde aumenta a umidade do ar, reduz à temperatura do ambiente reduzindo o gasto energético com ar condicionado, a vegetação absorve e isola ruídos externos, diminui a poluição e melhora a qualidade do ar, protege a fachada e atrai pássaros e borboletas, aumentando a biodiversidade do local.

 

O jardim vertical pode ser aplicado de várias formas:

- Em paredes, podemos utilizar trepadeiras ou vegetação instalada na parede coberta com placa de feltro ou fibra natural.

- Em treliças, que também são favoráveis a trepadeiras ou servindo de estrutura para os vasos serem pendurados através de ganchos, cordas ou correntes.

- Em painéis de madeira ou paletes, composto por tiras horizontais e/ou verticais, com ganchos para receber os vasos de plantas.

- Em vasos retangulares, fixados na parede.

- Em prateleiras largas ou estreitas, colocando vasos de tamanhos, formas e cores diferentes.

Podemos encontrar também, aplicações em garrafas plásticas, fibra de coco, vasos de cerâmica, sapateiras de plástico ou tecido e muito mais.

Para esse tipo de jardinagem é melhor utilizar plantas de pequeno e médio porte, com raízes pequenas, para facilitar a manutenção.

Lembre-se sempre que para verificar as condições de luminosidade, ventilação, incidência de sol, umidade, adubo e quais espécies são mais adequadas para o seu espaço, contrate um profissional especializado.

 

Por Letícia Chamorro Dussel - Arquiteta

Av. Dr. Paulo Machado – 1285

(67) 9.9911-4357

e-mail: contato@leticiachamorro.com.br Instagram: @arquitetaleticiachamorro Facebook: https://www.facebook.com/arquitetaleticiachamorro/

Galeria de Fotos

Publicidade