Blitz News
Notícias
Notícia
Lula terá o mesmo tratamento que outros presos.

Lula terá o mesmo tratamento que outros presos.

Data: 06/04/2018

Membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o delegado da PF (Polícia Federal) Igor Romário de Paula detalhou nesta sexta-feira (6) as condições que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá enquanto estiver preso na Superintendência da PF na capital paranaense.

Segundo o delegado federal, Lula terá o mesmo tratamento que outros presos. A única exceção é que ele ficará em uma sala isolada, uma cela especial chamada "Sala de Estado Maior", a pedido do juiz Sérgio Moro

— Uma sala simples, vazia. Só tem uma cama, uma mesa com cadeiras e o acesso a um banheiro. Mais nada. Essa é a única exceção, porque foi um pedido do juiz. O restante do tratamento da disciplina e da prisão dele será como de qualquer outro preso.

Romário de Paula disse que a cela tem uma janela, que fica para dentro da estrutura do prédio. O delegado explicou que a alimentação será como de outros presos. O delegado, responsável pela condução da prisão do petista em Curitiba (PR), garante que a cela é o único "privilégio" de Lula.

— O restante das questões como alimentação, visita e visita de advogado, isso tudo vai seguir a regra geral.

A regra da PF determina que os presos recebam visitas às quartas-feiras somente de familiares mais próximos de até primeiro e segundo grau. No caso de Lula, a expectativa é que haja um grande fluxo de pessoas do partido e da militância política tentando falar com ele. 

— A regra que está valendo hoje é que esse pessoal [deputados, senadores, políticos e outras pessoas que não sejam parentes próximos] não entra.

Lula no IML

Romário de Paula explicou que "em princípio", Lula não deverá passar por exames no IML (Instituto Médico Legal). "O IML é usado sempre que há uma perspectiva de mudança na custódia do preso. [...] Se ele se apresentar aqui [em Curitiba], vai ficar sem ir ao IML", explicou.

Prisão de Lula

O delegado afirma que Lula tem até às 17h desta sexta-feira (6) para se entregar para a PF. Moro decretou a ordem de priosão do petista na noite de quinta-feira (5), depois do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) publicar a condenação de Lula. 

ex-presidente foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá, litoral de São Paulo. 

Segundo Romário de Paula, a ordem de prisão será cumprida independentemente do local que Lula se entregue. 

— Para a polícia, onde ele se apresentar vai ser considerado cumprido. O cumprimento integral é que ele venha para cá [Curitiba]. 

Publicidade