Blitz News
Notícias
Esporte
Vantagens e desvantagens da Natação.

Vantagens e desvantagens da Natação.

Data: 19/04/2018

A natação é um dos esportes mais completos que costuma agradar todas as idades. Coloca para trabalhar tanto o conjunto dos nossos músculos corporais, relaxa-nos e desenvolve a resistência e a flexibilidade.

Apenas tem contraindicações, mas convém conhecê-las antes de optar por este tipo de esporte, especialmente se o indivíduo que quer praticar sofre alguma patologia. Por isso, vamos detalhar as principais vantagens e desvantagens da natação.

Benefícios da Natação:

Como esporte, a natação tem alguns benefícios que certamente alguma vez você já escutou e que também é acessível de realizar, já que cada vez existem mais piscinas aquecidas. Graças à prática da natação, estamos exercitando de maneira harmoniosa o trato respiratório e pulmonar.

Além disso, a natação utiliza a maioria dos grupos musculares e ajuda a manter tanto o nosso coração como nosso pulmão saudáveis.

A natação nos ajuda a manter flexíveis as articulações, especialmente o pescoço, ombros e pélvis. Em função do tipo de movimentos que se pratiquem, os grupos musculares que se trabalham variam.

Não devemos esquecer que entre os benefícios da natação, desenvolve a resistência física como se tivéssemos escolhido outros exercícios físicos, como correr ou alguns próprios de classe de dança ou aeróbica. O corpo sente uma enorme descarga quando nadamos e nos tranquiliza, também costuma agradar toda a população em geral.

Inconvenientes da Natação:

Apenas existem desvantagens da natação, mas tenha em mente que algumas patologias que requerem tempo de cura, como uma infecção pulmonar têm contraindicada a natação de forma pontual. Da mesma forma os surtos de eczema, doenças de pele, lombalgia, diabetes ou epilepsia precisam de supervisão de um especialista.

As precauções que é preciso levar em conta quando se vai nadar são as seguintes:

  • Tome banho e se seque logo depois de estar na piscina.
  • Use sapatos especiais para os chuveiros de vestiário para evitar pegar verrugas plantares, por exemplo.
  • Proteja o seu cabelo com uma touca de água.
  • Protege os seus olhos do cloro com óculos adequados.

Publicidade