Blitz News
Notícias
Entretenimento
Saiba quando você é mais feliz nas redes sociais.

Você é mais feliz nas redes sociais quando o tempo está bom.

Data: 17/05/2018

O que expressamos nas redes sociais diz muito sobre nós. Alegrias, desabafos, revoltas: é fácil detectar nosso humor pelos posts que fazemos no Facebook. Agora, o que cientistas descobriram — e publicaram em um novo artigo da revista PLOS ONE — é que dá para deduzir como está o tempo pelas nossas postagens.

Exatamente, o tempo. Estudos anteriores já tinham identificado uma potencial ligação entre o estado emocional das pessoas e as condições climáticas, mas medir esses sentimentos de uma forma mais apurada e consistente exigia uma investigação mais detalhada. E foi assim que começou o estudo: os autores reuniram 2,4 bilhões de postagens do Facebook e 1,1 bilhão do Twitter, todas publicadas entre os 2009 e 2016. Com isso, fizeram uma análise de cada post usando uma ferramenta especial, que classifica, através de palavras-chave, os conteúdos como positivos ou negativos. Os pesquisadores descobriram que as temperaturas, a chuva, a umidade e até a cobertura do céu pelas nuvens influenciavam fortemente nosso humor nas redes.

De acordo com o estudo, a positividade cresce em temperaturas de até 20ºC, mas diminui se faz calor acima de 30ºC. Se o dia está chuvoso, com umidade de 80% ou mais, ou com grande quantidade de nuvens, o sentimento negativo tende a aumentar nas redes — tempo bom, com sol, significa mais alegria online.

Os cientistas acreditam que entender o impacto do tempo em nossas emoções é importante, considerando nossa exposição constante às condições climáticas. “Com esse estudo, descobrimos que a forma como nos expressamos pode ser moldada pelo tempo lá fora”, diz Nick Obradovich, um dos pesquisadores. “Condições climáticas adversas — temperaturas quentes e frias, precipitação, umidade aumentada e maior cobertura de nuvens — reduzem a alegria em bilhões de postagens de mídias sociais”.

Publicidade