Blitz News
Notícias
Notícia
Greve de caminhoneiros chega ao 4º dia.

Greve de caminhoneiros chega ao 4º dia e causa reflexos pelo país.

Data: 24/05/2018 Fonte: g1.globo.com

Pelo 4º dia seguido, nesta quinta-feira (23), caminhoneiros fazem protestos em rodovias federais e estaduais, além de vias importantes em pelo menos 20 estados pelo país mais o Distrito Federal. Os atos são contra a disparada do preço do diesel que faz parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho.

Desde o início das manifestações na segunda-feira, os atos têm causado reflexos importantes como a redução nas frotas de ônibus em várias cidades, inclusive, capitais; o desabastecimento em supermercados, principalmente de hortifrutigranjeiros; suspensão de atividades em fábricas desde a indústria automobilística até a produção de carne; além da falta de combustível em postos.

Na noite de quarta, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que elimina a cobrança de PIS-Cofins sobre o diesel até o fim de 2018. A medida foi aprovada para tentar conter a paralisação dos caminhoneiros. Eles protestam contra os sucessivos aumentos no preço do diesel, motivados pela política de preços da Petrobras, que determina o valor da venda dos combustíveis aos distribuidores com base na oscilação do preço do petróleo no mercado internacional e na variação do dólar.

A Petrobras já informou que não mudará a política de reajustes. Mas na noite desta quarta anunciou uma redução de 10% por 15 dias no preço do diesel vendido pelas refinarias como um "gesto de boa vontade" para dar solução à crise motivada pelo movimento dos caminhoneiros.

Publicidade