Blitz News
Notícias
Saúde
Cansaço é sintoma de distúrbio que afeta o útero

Cansaço é sintoma pouco lembrado de distúrbio que afeta o útero, diz estudo

Data: 05/07/2018

Cansaço excessivo nem sempre é sinal de falta de sono e pode estar relacionado a diversos problemas de saúde e é, inclusive, um dos sintomas menos lembrados de endometriose, uma doença grave que, se não tratada, pode causar dores intensas e até infertilidade.

A endometriose é caracterizada pela presença do endométrio, camada que reveste a região interna do útero, fora do órgão. De acordo com um estudo feito pelo Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, mulheres que sofrem com a doença têm duas vezes mais chances de experimentar fadiga e cansaço.

Cansaço pode ser sintoma de endometriose

Segundo os pesquisadores, o cansaço pode ocorrer porque a endometriose causa no organismo lesões que ativam o sistema imunológico, o que, consequentemente, deixariam as mulheres mais exaustas.

Os estudiosos dizem que entender a ligação entre a endometriose e a fadiga pode ajudar os médicos a melhorarem a vida de seus pacientes, abordando tratamentos que possam combater diretamente o cansaço.

endometriose não tem cura, mas tampouco leva à morte. No entanto, o diagnóstico prévio e o tratamento correto podem amenizar os sintomas mais comuns da doença, como o próprio cansaço, cólicas frequentes e intensas, dores abdominais, intestino preso ou solto, dor para evacuar durante a menstruação, dores e desconfortos durante o sexo, entre outros.

Publicidade