Blitz News
Notícias
Saúde
Queda de cabelo: como lidar com essa situação?

Queda de cabelo: como lidar com essa situação?

Data: 17/08/2018

O susto é evidente ao escovar o cabelo e os fios caírem ou ficarem soltos na escova. Mas, antes de surgir a preocupação e fazer uso de diferentes medicamentos, o ideal é entender o motivo da queda de cabelo para realizar o tratamento mais adequado.

A queda capilar pode influenciar no emocional, causando uma baixa autoestima, por isso, nem sempre é fácil lidar com a situação. Mas, a única solução é diagnosticar o problema para tratá-lo. Conheça abaixo as causas e formas de prevenir o enfraquecimento e queda de cabelo.

Queda de cabelo e suas causas

Ao notar uma queda capilar mais excessiva, deve-se preocupar com seu aumento e diminuição no volume do cabelo, assim como fios fracos e quebradiços.

A queda capilar pode aparecer por diversos motivos: genética levando até mesmo a calvície, falta de cuidado e vitaminas essenciais para um cabelo forte, alterações hormonais, fatores internos (má alimentação) que ajudam, tanto no dano como no enfraquecimento da fibra. Outro fator que pode influenciar são os fatores externos, desde o sol excessivo sem proteção, chapinha, secador e até mesmo a poluição; ou a queda também pode ocorrer apenas por um ciclo natural do cabelo – na qual não devemos nos preocupar.

 

Como evitar a queda de cabelo

Para driblar e evitar a queda de cabelo, o melhor a fazer é cuidar do couro cabeludo para retardar ou diminuir a chance de queda. Com pequenas atitudes é possível.

- Mantenha uma alimentação saudável;

- Cuide do couro cabeludo: lave, hidrate e, se necessário, faça o cronograma capilar para deixar os fios saudáveis e higienizados;

- Reduza o uso de aparelhos de calor e ao sair opte por um produto com filtro UV para manter os fios protegidos;

- Cuidado com os acessórios. Apesar dos homens usarem com mais frequência, a touca ou boné deve ser evitado, pois eles acabam por “abafar” a raiz, deixando os folículos sem respirar – podendo até mesmo acarretar ao enfraquecimento e queda;

- Não é necessário lavar os fios todos os dias, ao menos que tenha o cabelo muito oleoso. Mas, o ideal é lavar sempre que estiverem sujos, pois tendem a cair em maior frequência;

- Use produtos para o seu tipo de cabelo: procure por fórmulas que ajudam no fortalecimento dos fios;

- Não durma e não prenda os fios molhados, o mais indicado é esperar secar, para evitar o enfraquecimento, quebra e fungos;

- Que tal mudar o estilo de vida? Em caso de estresse excessivo, procure relaxar: faça atividades físicas, invista em momentos de lazer, tire um tempo para descansar e cuidar de você;

- Ao perceber a queda capilar não se automedique, procure um médico dermatologista.

 

Alimentos para queda de cabelo: amigos alimentares

1 - Cenoura: Ela oferece nutrientes como a Vitamina A, que combate a ação dos radicais livres e ajuda a evitar a queda capilar, assim como a perda de melanina – sua falta pode acarretar a fios fracos e grisalhos.

2 - Ovos: contêm vitaminas e minerais essenciais para a saúde, como o ferro, pois sua falta no organismo pode alavancar na anemia e assim aumentar a queda de cabelo.

3 - Salmão: com ácido graxo e ômega 3 juntos combatem a queda, protegem os fios contra a radiação ultravioleta e aumenta a circulação sanguínea.

4 - Aveia: o grão é capaz de fortalecer a fibra e repor queratina, importante para deixar os fios reconstruídos e saudáveis. Além disso, a aveia possui nutrientes como a Biotina que ajuda no crescimento capilar.

Inimigos: açúcar, carboidrato refinado e álcool elevam o número de insulina no sangue e desequilibra o ciclo hormonal, podendo influenciar no couro cabeludo.

Tratamento para queda de cabelo

Se você “aparentemente” está sentindo o cabelo mais ralo e caindo com mais frequência o ideal para diagnosticar mais a fundo o porquê dessa situação é recorrer a uma consulta com o dermatologista para um exame clínico adequado. Depois disso, o médico irá passar shampoos e/ou medicamentos e vitaminas para fortalecer e ajudar na queda. Mas tudo irá depender do seu caso.

Lidar com a queda de cabelo não é nada fácil, porém, com o tratamento adequado seu dia a dia e sua autoestima serão melhores!

Publicidade