Blitz News
Notícias
Entretenimento
Samsung ensina deficientes visuais a tocar violão

Novo aplicativo da Samsung ensina deficientes visuais a tocarem violão

Data: 23/08/2018

A Samsung anunciou nesta semana o lançamento no Brasil de um aplicativo móvel que ensina pessoas com deficiência visual a tocarem violão. Chamado de Áudio Acordes, o app gratuito da empresa sul-coreana utiliza um sistema de voz exclusivo que dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados. 

Por meio dessa tecnologia, o software ajuda a eliminar barreiras no processo de aprendizado, como a necessidade de saber ler braile. Isso é especialmente importante, como aponta a Samsung, porque existem poucas partituras em braile disponíveis e não é possível ler os conteúdos e tocar o violão ao mesmo tempo.

Entre outras coisas, o aplicativo, que é 100% acessível para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual, oferece um dicionário em áudio que ensina a tocar os diferentes acordes. 

A plataforma também permite salvar as músicas favoritas e compartilhá-las com os amigos por meio das redes sociais. Em breve, os usuários do serviço também poderão acessar áudio aulas, que ensinam a tocar violão desde o nível básico. 

O Áudio Acordes já está disponível gratuitamente na loja Google Play Store, sendo compatível smartphone e tablets Samsung com Android a partir da versão 4.4. O software também pode ser acesso via web em PCs, tablets e smartphones.

Publicidade