Blitz News
Notícias
Notícia
Verão terá temperaturas acima da média no Brasil

Verão terá temperaturas acima da média no Brasil

Data: 14/12/2018

O verão que começa oficialmente em 21 de dezembro deve ter temperaturas acima da média histórica no Brasil, conforme previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE). O aquecimento é consequência da formação do fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do Brasil. De acordo com o órgão, a média histórica de temperatura máxima em todo o Brasil é de 31.5°C no trimestre (dezembro, janeiro, fevereiro). Esse é o valor que deve ser superado no período. Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

Mais chuvas

De acordo com os técnicos do CPTEC-INPE, deve chover mais que o normal no sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no norte, as precipitações terão redução, principalmente no norte do Pará, no Amapá e em Roraima. “Os modelos que utilizamos indicam que o El Niño formado deve ser de fraca intensidade. Porém, os impactos são sentidos muito claramente, especialmente a questão do aumento da temperatura. Como o regime de ventos muda, a umidade é transportada de modo diferente e leva aos impactos nas chuvas, especialmente nas regiões Norte e Sul”, explica a meteorologista Renata Tedeschi, do CPTEC/Inpe.

 

Novembro acima da média

De acordo com o órgão, em novembro as temperaturas máximas ficaram acima da média na maior parte da Região Nordeste e no Rio Grande do Sul. "Já as temperaturas mínimas ficaram próximas da média climatológica em grande parte do país, as exceções ocorreram em alguns pontos das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com anomalias positivas."

Publicidade