Blitz News
Notícias
Gastronomia
Nutricionistas avaliam prós e contras de app's

Nutricionistas avaliam prós e contras de aplicativos sobre alimentação

Data: 17/02/2019

Informações nutricionais que no passado ficavam restritas aos consultórios hoje podem ser acessadas na palma da mão. Os aplicativos para celular sobre alimentação são bem populares, principalmente entre pessoas que desejam emagrecer. Mas ser popular é sinônimo de que realmente ajuda a ter uma vida mais saudável?

Os no estilo “contadores de calorias”, por exemplo, têm um grande número de downloads nas lojas de aplicativos como a Play Store ou a Apple Store. Mas as nutricionistas ouvidas nesta reportagem pelo EXTRA não recomendam a utilização desses tipo de ferramenta.

— Os apps que se propõem a contar calorias, carboidratos, acabam gerando ansiedade, porque fazem com que o usuário foque na quantidade de calorias ingeridas e deixe de perceber a qualidade do alimento que está comendo. Com um tempo de uso, este comportamento pode se transformar em transtorno alimentar — alerta a nutricionista comportamental Luciana Candeia.

Já os aplicativos que incentivam o consumo adequado de água foram bem avaliados pelas nutricionistas.

— O alerta para ingestão de água é bem interessante, principalmente para os idosos, que tendem a se desidratar com mais facilidade — diz Luna Azevedo, nutricionista da clínica Nutrindo Ideais.

O recomendado mesmo é procurar orientação nutricional profissional. E isto não quer dizer que as facilidades serão deixadas de lado. A nutricionista Ana Carolina Oliveira, da Clinica Bem Bonita, usa em seu consultório um sistema de atendimento que disponibiliza para os pacientes um aplicativo de acompanhamento, o Webdiet.

— Nele, tenho controle do que prescrevo individualmente para cada paciente. E isto traz uma segurança, porque o paciente não consegue acessar nenhum informação que não seja específica para ele —afirma Ana Carolina.

‘Para os leigos, este app é uma mão na roda’

Tayana Braga, de31 anos, bacharel em Direito, que usa o app “Desrotulando”

Achei a ideia muito interessante e útil, pois é difícil desvendar os rótulos dos alimentos e saber se o que tem ali é prejudicial. O app tem me ajudado nas compras. Agora faço escolhas melhores. Acabei descobrindo que alimentos que eu consumia achando que eram saudáveis, na verdade, tinham açúcar, substância prejudicial ou algo que não agrega como nutriente. Para os leigos, é uma mão na roda.

Publicidade