Blitz News
Notícias
Esporte
Thiem surpreende Federer e conquista maior título

Thiem surpreende Federer de virada e conquista maior título de sua carreira em Indian Wells

Data: 18/03/2019

Em uma campanha surpreendente em Indian Wells, torneio de quadra rápida, Dominic Thiem chegou à final contra Roger Federer como grande azarão. Mas, o austríaco foi além de sua proeza e encerrou a semana de forma magistral neste domingo: uma virada contra o suíço - que vinha de uma sequência de 10 vitórias na temporada - por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 7/5, para levar o 11º título de sua carreira, sendo este o mais importante, o primeiro em nível Masters 1000. 

Roger (Federer), é um prazer por ainda poder competir com você, aprender tanto com você, jogar contra uma das maiores lendas de todos os tempos. Sou um grande fã desde pequeno, é incrível para mim. Acho que não é meu direito te dar parabéns, você tem 88 títulos a mais do que eu (risos). Espero que você possa jogar por mais alguns anos e a gente possa fazer mais algumas grandes finais. Obrigado por tudo - disse Thiem em seu discurso de encerramento. Curiosamente, foi o 19º torneio do circuito ATP na atual temporada, sendo que cada um deles teve um campeão diferente. Federer tinha levado seu primeiro título em Doha, há duas semanas, enquanto Thiem não havia conseguido conquistas neste ano. 

Como tinha sido vice-campeão em 2018, Federer manteve o mesmo número de pontos com sua campanha. Com isso, Dominic Thiem soma 1.000 pontos e vai assumir o 4º lugar no ranking da ATP, igualando o melhor resultado de sua carreira e, de quebra, ainda superando o próprio suíço na classificação. 

O duelo foi o quinto entre Roger Federer e Dominic Thiem no circuito da ATP. Anteriormente, eles somavam duas vitórias para cada lado. O austríaco já havia vencido no saibro e na grama, e agora conquistou o primeiro triunfo em quadra dura diante do suíço.

O jogo

Com muita agressividade na devolução logo no segundo game, Federer surpreendeu Thiem, abrindo logo 0/40. O austríaco chegou a salvar os três, mas cometeu dois erros seguidos que custaram a quebra de serviço. Com uma boa vantagem, em 4/1, tudo parecia que seria tranquilo para o suíço. No entanto, Thiem fez um sétimo game com devolução agressiva e se mostrou impecável nas trocas para devolver a quebra, diminuindo para 4/3. Federer mais uma vez acordou, pressionou e, após quatro chances, conseguiu um novo break, abrindo 5/3. Sem dar chances, sacou firme para fechar o primeiro set.

A parcial seguinte começou com Federer mais uma vez pressionando o saque de Thiem. O suíço chegou a ter dois break points no terceiro game, mas não concretizou. E, num game de saque muito mal jogado, acabou levando a quebra logo na sequência. Thiem, desta vez não deu brechas e abriu 4/1 no segundo set. A partir daí, o austríaco controlou os nervos, não deu uma chance sequer de quebra para o ex-número 1 do mundo e empatou o confronto, fechando em 6/3.

O jogo ganhou em emoção. Com muito equilíbrio e ótimos saques, Federer e Thiem não davam margem para as devoluções um do outro. O primeiro break point veio apenas no oitavo game, quando Federer conseguiu mexer bem o austríaco na devolução e matou o ponto no smash. Thiem respondeu bem, não se intimidou, e se salvou, mesmo com dificuldade, empatando em 4/4. Depois de uma queda em quadra, onde ralou o braço, Thiem mostrou uma garra impressionante. Dispensou atendimento médico e cresceu demais nas devoluções, aproveitando decisões erradas de Federer, que ousou com duas curtinhas, para conseguir uma quebra em 6/5. Ao sacar para o título, o austríaco não se intimidou. Jogou com enorme sobriedade e garantiu a conquista em Indian Wells diante do pentacampeão. 

 

 

 

Publicidade