Blitz News
Notícias
Esporte
Duelo entre Messi e Van Dijk aquece semifinal

Duelo entre Messi e Van Dijk aquece semifinal

Data: 18/04/2019 Fonte: globoesporte.globo.com

Partidas entre Barcelona e Liverpool reunirão um dos melhores zagueiros do mundo contra o melhor atacante da temporada. Defensor ainda espanta pela qualidade no ataque

A classificação do Liverpool para a semifinal da Liga dos Campeões agitou os estatísticos do futebol. O duelo dos Reds com o Barcelona na próxima fase promoverá um encontro que se encaixou perfeitamente com um dado. No lado inglês, Van Dijk é intransponível. Não foi driblado uma vez sequer no Campeonato Inglês e no torneio continental. No lado espanhol, Messi é... Messi. Responsável pelo maior número de dribles no Espanhol e na Champions.

 

Ao passar incólume na vitória por 4 a 1 contra o Porto, Van Dijk completou 43 jogos inteiros na Premier League e na Liga dos Campeões sem ser ultrapassado por um rival. Sem ser driblado. O portal inglês especializado em estatísticas de futebol, “Squawka”, que faz o contraponto do lado culé. Lionel Messi tem 139 dribles realizados em 37 partidas pela liga nacional e em atividade na Champions.

Lionel Messi completou 139 dribles na La Liga e na Champions League nesta temporada.
Virgil Van Dijk não foi driblado com sucesso na Premier League ou na Champions League nesta temporada.
Nós não perdemos por esperar.

A média é de quase quatro por jogo. Para que o drible seja contabilizado pelo critério do portal, ele tem que deixar o adversário para trás. No caso de Van Dijk, o último a ter realizado tal façanha foi Mikel Merino, à época no Newcastle, no dia 3 de março do ano passado. O registro é de outro site de estatísticas, “Who Scored”.

A questão foi levada ao técnico do Liverpool, Jürgen Klopp. Como parar Messi? Usando Van Dijk? O treinador alemão se esquivou e prestou todo seu respeito ao camisa 10 do Barcelona.

“Graças a Deus ainda tenho algumas noites para pensar nisso e não tenho que fazer isso hoje. Até hoje ninguém conseguiu, mas vamos tentar. Antes disso ainda temos várias batalhas”

Intrasponível e... eficiente na frente

 

O jornalista especializado em tática no futebol Leonardo Miranda, do blog “Painel Tático”, já explicou aqui por que Virgil Van Dijk é, na opinião dele, o melhor zagueiro do mundo. Bom, para quem não leva um drible há mais de um ano, não é de se estranhar tal posição. Mas o defensor holandês também faz diferença na frente.

Com o gol na vitória por 4 a 1 diante do Porto, o zagueiro chegou a cinco na atual temporada e ocupa a sétima posição na artilharia do Liverpool. Mesmo posto do clube em participações em gol. Além dos cinco gols, ele fez quatro assistências. Como essa, para Mané, contra o Bayern de Munique:

Participações em gols do Liverpool na temporada:

  1. Salah: 34 (23 gols e 11 assistências)
  2. Mané: 27 (22 gols e cinco assistências)
  3. Firmino: 23 (16 gols e sete assistências)
  4. Milner: 12 (seis gols e seis assistências)
  5. Robertson: 11 (11 assistências)
  6. Alexander-Arnold: 10 (um gol e 10 assistências)
  7. Van Dijk: 9 (cinco gols e quatro assistências)
  8. Shaqiri: 9 (seis gols e três assistências)

 

Barcelona e Liverpool se enfrentam em jogo de ida no Camp Nou, no dia 30 de abril ou 1º de maio. O jogo de volta será em Anfield, no dia 7 ou 8 de maio. A decisão é no dia 1º de junho, no Estádio Metropolitano, em Madri.

Publicidade
Publicidade