Blitz News
Notícias
Notícia
Disque 100 blitz educativa na Afonso Pena

Disque 100 recebe denúncias contra violência de crianças e adolescentes

Data: 19/05/2019

A Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada nacionalmente como “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, foi realizada em duas etapas na capital.

Realizada pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), a campanha levou informações à população, acadêmicos de serviço social e técnicos da rede socioassistencial, durante o Seminário denominado “Práticas e Desafios no Atendimento e Prevenção a Vítimas de Violência Sexual” que aconteceu na Uniderp, e a blitz educativa na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho, onde foram distribuídos materiais informativos/educativos alusivos à campanha na manhã dessa sexta-feira (17).

“A participação da sociedade é muito importante, principalmente nas denúncias junto do Disque Direitos Humanos pelo telefone 100 ou nos órgãos municipais, que podem ser realizadas inclusive de forma anônima e ajudam não apenas no Dia Nacional de Combate, mas diariamente na luta contra a violência e abuso sexual”, disse o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes.

Trabalhar na formação de uma rede de proteção social no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi o objetivo do I Seminário Municipal sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Para a Jackeline de Paula, coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Exploração Sexual Infantil – AEPETI, este evento é um momento realizado em alusão ao dia nacional de enfrentamento à violência sexual, que traz à tona um tema que é trabalhado ao longo de todo o ano.

“Essa é a chance de reunirmos toda a rede do Município, e discutir temas essenciais a esse enfrentamento. Há muita delicadeza ao tratar do tema, tanto para profissionais, como para as vítimas da exploração e do abuso. É preciso encontrar caminhos para chegarmos a elas e rompermos esse ciclo de violência”.

A campanha aconteceu em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Vara da Infância e Juventude, DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Sedesc (Secretário Munic. de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), Semu (Subsecretária de Políticas para a Mulher), CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente), FUNESP (Fundação de Esporte e Lazer), SEMADUR (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), SEINTRA (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos), SECTUR (Secretaria de Cultura e Turismo), Conselho Tutelar, Comunidade Negra São João Batista, Psicanalista e escritora Viviane Vaz e o cantor e compositor Alli Velasques.

Durante a blitz educativa na Afonso Pena, em parceria com a Semadur, foram distribuídas mudas de árvores frutíferas de diversas espécies, como: acerola, pitanga, amora, romã, ipê roxo e moringa.

 

Publicidade