Blitz News
Notícias
Notícia
Recorde de frio, teve temperatura abaixo de 0°C

Recorde de frio, MS teve maior geada com temperatura abaixo de 0°C

Data: 06/07/2019 Fonte: www.correiodoestado.com.br

Carros e vegetação no interior ficaram tomados de gelo

A população sul-mato-grossense sentiu na pele a geada que atingiu o estado na madrugada deste sábado. A forte massa de ar frio de origem polar fria e seca que entrou derrubou as temperaturas que vão continuar baixas neste fim de semana. Em Ponta Porã, Juti, Dourados e Rio Brilhante temperatura registrou às 6h pelo menos 1°C. Amambaí foi recorde e registrou durante a madrugada -0,1°C com camadas finas de gelo. 

Na região central da cidade (Amambaí), houve focos de geada e alguns carros ficaram cobertos por uma fina camada de gelo, mas na zona rural a massa de ar polar foi intensa e congelou a vegetação. 

Em Dourados às 6h15 os termômetros registraram 0.9°C. A Embrapa Agropecuária Oeste constatou que a temperatura mínima apurada em Dourados ao longo dessas quatro décadas de monitoramento climático foi de -1.9ºC, no dia 17 de julho de 2000. Na cidade, carros também ficaram “congelados”.

Na sede do Corpo de Bombeiros em Naviraí, carro dos militares e barcos que estavam expostos ao tempo ficaram cobertos finas camadas de gelo (confira no vídeo abaixo). 

Em Campo Grande o clima frio ficou apenas em 5°C, e não houve registro de geada, mas foi o suficiente para tumultuar a vida da população. A temperatura mínima prevista é de 3°C no domingo, quando também há possibilidade de geada nas regiões de periferia da Capital.

Mas o frio não para por hoje. De acordo com Inmet, neste sábado (6), a noite e a madrugada serão frias devido ao ar seco e o céu claro, o que acentua a perda de calor, aumentando a chamada amplitude térmica, que é a variação entre as temperaturas mínima e máxima. Geadas devem ocorrer no sul e sudoeste do Estado e as temperaturas mínimas devem continuar em  1°C e -1°C em algumas regiões. 

Domingo há previsão de geada fraca a moderada no sul do estado. A partir de segunda-feira as temperaturas começam a aumentar gradativamente, porém continua a condição de dia ensolarado com céu claro e noites frias.

 

Publicidade