Blitz News
Notícias
Coluna
#Empreendedorismo - "Empreender é igual sexo"

#Empreendedorismo - "Empreender é igual sexo", diz Luciano Huck

Data: 28/04/2015

Para a grande maioria dos brasileiros, Luciano Huck é um apresentador de televisão bem-sucedido. Mas, na verdade, o paulistano também tem uma veia empreendedora: antes da fama, administrou várias casas noturnas; e, recentemente, tornou-se um investidor.

Segundo ele, a sensação de apostar em um negócio que dá certo é ótima. "Ter uma ideia, criar um projeto, ver as pessoas gostando do que você faz e montar uma equipe de qualidade é algo delicioso. É igual sexo", afirma.

Huck foi um dos participantes do CEO Summit, evento realizado pela Endeavor e pela EY em São Paulo. Na conferência, o apresentador falou de sua trajetória na TV e nos negócios e deu algumas dicas para empreendedores.

1. Escolha negócios "fora da caixa"
Na década de 1990, antes de fazer sucesso na televisão, Huck teve uma série de bares e casas noturnas no estado de São Paulo. Quando estreou na Globo, em 2000, preferiu se desfazer dos empreendimentos. Dez anos depois, contudo, o apresentador criou a Joá, uma empresa de investimentos.

Por meio da Joá, Huck virou acionista da Porta dos Fundos e da marca de moda Reserva, entre outros negócios. "Procuro por projetos de empreendedores que pensam 'fora da caixa'", diz.

2. Pense no social
Outra tendência, de acordo com o empreendedor, são os negócios de impacto social. "É lindo ver gente que ajuda tanto com pouco dinheiro. Acredito que o próximo Steve Jobs terá uma empresa com uma grande consciência social."

3. Tenha paixão e foco
Entre os vários fatores que levam um empreendedor ao sucesso, dois são imprescindíveis, segundo Huck: paixão e foco. "O mundo está cheio de pessoas com dinheiro e boas ideias. No entanto, nem todos têm a paixão e o foco suficientes para executar os planos e superar as dificuldades da gestão de uma empresa", diz.

4. Saiba ouvir
A habilidade de ouvir faz com que empreendedores aprendam com os outros. "Eu nunca vi alguém aprender enquanto fala."

5. Aproveite a diversidade
Por causa do Caldeirão do Huck, o apresentador viaja pelo Brasil. Suas andanças fizeram com que ele conhecesse pessoas dos mais variados perfis e estratos sociais. "Em um país como esse, com tanta diversidade, quanto mais você mistura, mais seu negócio e sua vida melhoram", afirma.

6. Não perca a fé no país
Quando perguntado sobre a melhor maneira de encarar o período de incertezas econômicas do Brasil, Huck disse que sempre é possível enxergar um panorama de uma maneira positiva. "Passamos por um período de polarização, mas temos de nos unir. Temos uma oposição mais forte e um maior interesse da população em lutar por seus direitos. Não devemos perder a fé no país."

Publicidade